Cultura Data Driven: O que é e quais seus benefícios para as empresas

Blue Marble
Fev 13, 2023

Você já aprendeu, aqui mesmo no blog da BM, que a análise de dados se tornou indispensável para as empresas que querem mais resultados. Hoje, vamos nos aprofundar sobre cultura data driven – o que é e quais os seus benefícios no mundo dos negócios.

Afinal, por que adotar uma cultura de análise e interpretação inteligente de dados pode mudar completamente o jeito de pensar e agir de uma organização? Como estes dados podem ser utilizados para direcionar ações assertivas para um negócio.

E, acima de tudo, como a tecnologia pode ajudar empresa e colaboradores nesta jornada?

Confira no artigo a seguir. Boa leitura!

O que é Cultura data driven?

De forma resumida, a cultura data driven – ou, na tradução, cultura orientada por dados –  é um conceito estratégico que, na prática, visa colocar os dados no centro do planejamento das organizações, com intuito de transformá-los em informações valiosas para tomada de decisão.

Achou confuso? Bom, vamos explicar mais detalhadamente.

E se lhe dissessem que você está prestes a descobrir uma mina de petróleo (ainda que metafórica) na sua empresa?

Você a deixaria de lado? Creio que não!

Pois é, executivos de empresas como Apple, Intel e Siemens enxergam os dados como o petróleo do século XXI.

Ser data driven, significa, resumidamente, basear-se na análise e interpretação dos dados coletados, entendendo qual ação tomar para garantir os melhores resultados.

Mas claro, é importante destacar que, não basta apenas possuir uma grande quantidade de dados, uma vez que eles precisam ser “refinados” para o seu consumo final.

Ou seja, trata-se de coletar, tratar e analisar dados com intuito de tomar decisões de forma mais assertiva.Pois bem, esse é o início da jornada na cultura data driven.

Nessa jornada, conforme a maturidade em análise de dados da empresa vai sendo consolidada, diferentes possibilidades de análise começam a surgir, como a análise descritiva, a prescritiva, a preditiva e a diagnóstica.

Tais análises servem tanto para elaborar estratégias externas como para orientar ações dentro da empresa.

Como iniciar a implantação de uma cultura driven?

De acordo com estudo publicado pela Consultoria da Gartner, no 100 Data and Analytics Predictions Through 2021, o volume de dados produzidos por organizações desde 2017 corresponde a mais de 90% dos dados já armazenados em todos os tempos.

E a cultura data driven se desenvolve justamente a partir da utilização de volumes massivos de dados, extraídos de diversas fontes.

Nesse cenário, é comum que empresas entendam a importância da coleta de dados.

Porém, esse não é o principal obstáculo na jornada data driven das organizações.

Na verdade, o grande passo para conseguir transformar dados em inteligência, é entender a necessidade de investimento na adoção de ferramentas e práticas que possibilitem o tratamento, a estruturação e a análise dos dados coletados de forma contínua e estratégica.

Vantagens da cultura data driven para empresas

Qualquer negócio pode sofrer contratempos mas, neste contexto, ser data driven ajudará a acelerar o tempo de resposta para começar a trabalhar em sua recuperação.

Outra vantagem, é que os erros tendem a ser menores, e que, através deles, será possível aprender para agir melhor.

Resumidamente, implementar uma cultura data driven e agir com base na análise de dados permitirá que uma organização consiga:

Identificar tendências;
Agir com assertividade;
Consolidar e segmentar seu público;
Criar produtos mais atrativos;
Otimizar processos;
Prever cenários;
Reduzir custos e tempo;
Sair na frente da concorrência.

Cultura data driven – quero implementar na minha empresa, e agora?

Como vimos, estruturar e tratar dados com uma abordagem tecnológica, além de torná-los acessíveis aos colaboradores da empresa é começo da jornada para se tornar data driven.

E nisso a BM é especialista.

Através de soluções de arquitetura, organizamos e tratamos os seus dados para que seja possível realizar as análises desejadas.

Entre em contato com a BM e saiba como podemos ajudar a sua empresa a alçar voos mais altos!

Mude a forma de
gerenciar sua empresa.

Entre em contato conosco saiba como
podemos ajudar a sua empresa

Whatsapp Icon Email Icon Phone Icon